A análise mercadológica é
de grande importância para a tomada de decisões nas empresas, é através dessa
análise que as empresas vão se deparar com pontos fortes e fracos e com ameaças
e oportunidades. Será possível também através da analise mercadológica a identificação
da participação da empresa no mercado, dessa forma o empreendedor terá condições
sólidas para intervir no seu negócio.
Segue alguns passos para a
análise mercadológica:
AMBIENTE
INTERNO
Analisem na empresa os setores
envolvidos para que o produto chegue ao consumidor final:
● Setor de compras – Como está
sendo feito? Pode melhorar? Como?
● Setor de precificação –
Quais as metodologias de preços utilizadas pela empresa: Preços a partir da praça?
Do Custo? Do valor percebido ou preço psicológico?
● Setor de vendas – As vendas
estão satisfatórias? Os colaboradores envolvidos no setor têm habilidades em
vendas? Estão tratando o cliente como Rei?
● Setor de entregas em
domicilio – O setor de entrega é um tanto importante quantos os demais ou até
mais ainda, pois é o ultimo contado com o consumidor, ou seja, é onde a venda é
finalizada.
● Pós venda – A empresa procura
saber a satisfação do cliente com o produto/serviço adquirido? Lembra do dia do
seu aniversario? Existem meios de reparação num possível dano ao cliente?
AMBIENTE
EXTERNO
1 - O que está acontecendo
no ambiente que a empresa opera?
●
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES PRESENTES.
a) Tecnologia - Como está à empresa tecnologicamente, frente à concorrência?
E diante das inovações que a tecnologia vem proporcionando no dia a dia? A
tecnologia é uma ameaça para sua empresa? Como transformá-la em oportunidades?
b) A economia – É um dos fatores que mais aflige as empresas no
mercado, por isso a empresa deve está ciente da economia da sua área geográfica,
do país em que está inserida, e do mundo Globalizado. Conhecer a economia e como
ela é gerada especialmente na área de atuação da empresa é muito importante,
pois ela é ameaça, mas também pode ser grandes oportunidades para as empresas
lucrarem e se prepararem para uma possível crise.
c) A concorrência – Precisa analisar a concorrência? Claro, a concorrência
é uma grade parceria para sua empresa. Por isso observe o que ela está fazendo que
a sua empresa não faça, o mix de produto trabalhado por ela, o preço praticado,
horário e dia de funcionamento, os recursos tecnológicos, marketing social e
operacional, etc. lembre-se, a concorrência é uma ameaça, porem é também uma
grande oportunidade para a empresa evoluir. A pior coisa que se pode acontecer
é considerar a concorrência como inimiga e a partir daí travar uma rivalidade; ninguém
ganha, pelo contrario perde e muito...
d) A clientela - Sendo o cliente rei e a razão de existência da
empresa, está patente que a clientela é uma ameaça presente e constante. Está
comprovado que um cliente satisfeito fala para cinco, e o insatisfeito conta
para dez. Sendo assim a empresa correm sérios riscos de perder seus clientes.
Por isso o empreendedor precisa se dedicar em saber como estão seus clientes,
se a loja está atendendo as expectativas dos mesmos, se o atendimento está
sendo satisfatório, se o pessoal é treinado para servir adequadamente ao
cliente, e o que eles reclamam da empresa. Preste atenção nessa frase: “nunca
estamos satisfeito com a satisfação do cliente” é como a Honda se posiciona. Quando
no curso de administração ouvir essa frase, ela ficou cravada na minha mente,
por isso repito mais uma vez, “nunca esteja satisfeito com a satisfação do teu
cliente”.
Fornecedores
e Distribuidores - São
ameaças quando oferecem alguns privilégios diferentes para os concorrentes, quando
também, não usa a ética profissional e passa informações da sua empresa para a
concorrência. E são oportunidades porque a empresa pode fazer com os mesmos
grandes parcerias, desconto significante e prazo diferenciado.
● Ameaças e oportunidades prováveis e para o futuro.
a) A tecnologia- Será uma ameaça se a empresa não procurar se
atualizar, como também será uma grande oportunidade da mesma se inovar e se
desenvolver com mais agilidade.
b) A economia - Será ma grande ameaça caso a moeda se desestabilize,
provocando inflação, como já ocorreu. A empresa terá também oportunidade de se
preparar para essas possíveis ameaças.
c) A concorrência- Provavelmente será uma grande ameaça, em razão da
competitividade está assirrada a cada dia e principalmente se a empresa enxergar
seus concorrentes como inimigos. No entanto a empresa terá à oportunidade de
assumir riscos, enfrentar desafios e formar o seu pessoal, para prestar um
serviço diferenciado a seus clientes.
d) A clientela- Será uma ameaça porque os consumidores estarão cada
vez mais conscientes de seus direitos e deveres nas relações de consumo
estabelecidos. Se a empresa não perceber nesse fator a oportunidade de se
comprometer com a ética e responsabilidade social, estará sendo ameaçada a
ceder o espaço para outra.
Não se pode medir o quanto
é importante a análise mercadológica de uma empresa, eu particularmente
acredito que, ou a empresa faz essa análise mercadológica sempre para corrigir
as falhas ou ela estará simplesmente dando voltas em círculos, sem sair do
mesmo lugar.
Sucesso para você que lê esse
artigo. Boa sorte e lembre-se nas suas atividades em pedir orientações a
Deus...
Edson Bessa
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