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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ANÁLISE MERCADOLÓGICA


A análise mercadológica é de grande importância para a tomada de decisões nas empresas, é através dessa análise que as empresas vão se deparar com pontos fortes e fracos e com ameaças e oportunidades. Será possível também através da analise mercadológica a identificação da participação da empresa no mercado, dessa forma o empreendedor terá condições sólidas para intervir no seu negócio.
Segue alguns passos para a análise mercadológica:

 AMBIENTE INTERNO
Analisem na empresa os setores envolvidos para que o produto chegue ao consumidor final:
● Setor de compras – Como está sendo feito? Pode melhorar? Como?
● Setor de precificação – Quais as metodologias de preços utilizadas pela empresa: Preços a partir da praça? Do Custo? Do valor percebido ou preço psicológico?
● Setor de vendas – As vendas estão satisfatórias? Os colaboradores envolvidos no setor têm habilidades em vendas? Estão tratando o cliente como Rei?
● Setor de entregas em domicilio – O setor de entrega é um tanto importante quantos os demais ou até mais ainda, pois é o ultimo contado com o consumidor, ou seja, é onde a venda é finalizada.
● Pós venda – A empresa procura saber a satisfação do cliente com o produto/serviço adquirido? Lembra do dia do seu aniversario? Existem meios de reparação num possível dano ao cliente?

AMBIENTE EXTERNO

1 - O que está acontecendo no ambiente que a empresa opera?

● AMEAÇAS E OPORTUNIDADES PRESENTES.

a) Tecnologia - Como está à empresa tecnologicamente, frente à concorrência? E diante das inovações que a tecnologia vem proporcionando no dia a dia? A tecnologia é uma ameaça para sua empresa? Como transformá-la em oportunidades?

b) A economia – É um dos fatores que mais aflige as empresas no mercado, por isso a empresa deve está ciente da economia da sua área geográfica, do país em que está inserida, e do mundo Globalizado. Conhecer a economia e como ela é gerada especialmente na área de atuação da empresa é muito importante, pois ela é ameaça, mas também pode ser grandes oportunidades para as empresas lucrarem e se prepararem para uma possível crise.

c) A concorrência – Precisa analisar a concorrência? Claro, a concorrência é uma grade parceria para sua empresa. Por isso observe o que ela está fazendo que a sua empresa não faça, o mix de produto trabalhado por ela, o preço praticado, horário e dia de funcionamento, os recursos tecnológicos, marketing social e operacional, etc. lembre-se, a concorrência é uma ameaça, porem é também uma grande oportunidade para a empresa evoluir. A pior coisa que se pode acontecer é considerar a concorrência como inimiga e a partir daí travar uma rivalidade; ninguém ganha, pelo contrario perde e muito...

d) A clientela - Sendo o cliente rei e a razão de existência da empresa, está patente que a clientela é uma ameaça presente e constante. Está comprovado que um cliente satisfeito fala para cinco, e o insatisfeito conta para dez. Sendo assim a empresa correm sérios riscos de perder seus clientes. Por isso o empreendedor precisa se dedicar em saber como estão seus clientes, se a loja está atendendo as expectativas dos mesmos, se o atendimento está sendo satisfatório, se o pessoal é treinado para servir adequadamente ao cliente, e o que eles reclamam da empresa. Preste atenção nessa frase: “nunca estamos satisfeito com a satisfação do cliente” é como a Honda se posiciona. Quando no curso de administração ouvir essa frase, ela ficou cravada na minha mente, por isso repito mais uma vez, “nunca esteja satisfeito com a satisfação do teu cliente”.

Fornecedores e Distribuidores - São ameaças quando oferecem alguns privilégios diferentes para os concorrentes, quando também, não usa a ética profissional e passa informações da sua empresa para a concorrência. E são oportunidades porque a empresa pode fazer com os mesmos grandes parcerias, desconto significante e prazo diferenciado.  

Ameaças e oportunidades prováveis e para o futuro.

a) A tecnologia- Será uma ameaça se a empresa não procurar se atualizar, como também será uma grande oportunidade da mesma se inovar e se desenvolver com mais agilidade.
b) A economia - Será ma grande ameaça caso a moeda se desestabilize, provocando inflação, como já ocorreu. A empresa terá também oportunidade de se preparar para essas possíveis ameaças.
c) A concorrência- Provavelmente será uma grande ameaça, em razão da competitividade está assirrada a cada dia e principalmente se a empresa enxergar seus concorrentes como inimigos. No entanto a empresa terá à oportunidade de assumir riscos, enfrentar desafios e formar o seu pessoal, para prestar um serviço diferenciado a seus clientes.
d) A clientela- Será uma ameaça porque os consumidores estarão cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres nas relações de consumo estabelecidos. Se a empresa não perceber nesse fator a oportunidade de se comprometer com a ética e responsabilidade social, estará sendo ameaçada a ceder o espaço para outra.

Não se pode medir o quanto é importante a análise mercadológica de uma empresa, eu particularmente acredito que, ou a empresa faz essa análise mercadológica sempre para corrigir as falhas ou ela estará simplesmente dando voltas em círculos, sem sair do mesmo lugar.
Sucesso para você que lê esse artigo. Boa sorte e lembre-se nas suas atividades em pedir orientações a Deus...
Edson Bessa

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