Antes de tudo quero falar que muitas empresas
estão estagnadas no mercado por vários motivos, entre eles a falta treinamento
do seu pessoal.
O primeiro passa para o crescimento
profissional e da empresa, nasce da seguinte pergunta: Onde eu quero chegar com
essa empresa, qual o market share a ser alcançado? Como posso saber o
desempenho da mesma? Como ela está se posicionando no mercado? Mas como saber
tudo isso:
1° Aceite de coração os feedbakc. É umas das
mais eficientes maneiras de se crescer é ouvindo o que as pessoas falam, as
reclamações e sugestões dos clientes. Os clientes considerados chatos são os
verdadeiros e excelentes consultores de empresas e o melhor eles trabalham de
graça.
2° você mesmo pode fazer uma auto-avaliação. Existem vários métodos de auto-avaliação,
vejam alguns:
2.1 Método comparativo: Compare sempre o hoje
com o ontem ou o mês atual com o anterior. Procure descobrir porque a empresa produziu
mais ou menos que o dia/mês anterior. Ao diagnosticar os pontos fracos, procurem
superar-los a cada dia dando o teu melhor. Lembre-se que uma boa parte dos
problemas estão relacionados aos funcionários e para tanto a solução é treinar,
não é demitir.
2.2 Método Competitivo: Como estão os teus
concorrentes? Em que eles são melhores? Quais os pontos fortes e fracos da concorrência?
Localização, atendimento? Mix de produtos? Preço? Relacione todos esses itens
com a concorrência e encontrarás necessidades de intervenção na tua empresa.
Lembrando que a concorrência não é inimiga,
mas oportunidade de te manter vivo no mercado. Procure ser melhor de forma
honesta, busque a excelência desconsiderando a rivalidade.
2.3 Método Colaborativo: Qual marketing
social da sua empresa para com a comunidade em que está inserida? Como estão as
parcerias com fornecedores e clientes. Entenda que uma das veias sanguínea que
contribuem com a vida da empresa é o relacionamento, por isso procure se
relacionar e priorize a construção de parcerias.
Analisando esses métodos cuidadosamente, a
possibilidade de se manter no mercado é grande. Digo possibilidade porque
depende muito do posicionamento da direção da empresa diante do mercado atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário